Primeira viagem de motorhome: dicas para não errar no planejamento

Atualizado: Fev 17


primeira viagem de motorhome

Viajar é uma experiência incrível. Agora, viajar de motorhome é ainda mais emocionante, pois você tem a oportunidade de desfrutar de todo o conforto de uma casa sob quatro rodas, conhecer lugares novos todos os dias, viajar com um grupo de amigos ou com a família. Além disso, a cada dia que você acorda para uma nova aventura, o cenário da janela é novo, pode decidir quanto tempo ficará no local ou quando irá seguir viagem.


Porém, apesar de muitas pessoas desejarem viajar de motorhome, por não terem experiência e pelo fato do motorhome não ser uma modalidade de viagem muito conhecida no Brasil, essas pessoas acabam adiando esse sonho.


Pensando nisso, hoje separamos as melhores dicas para garantir que a experiência de viajar de motorhome seja a primeira de muitas! Boa leitura.

Dicas para a primeira viagem de motorhome

Veja a seguir as principais dicas para quem deseja realizar o sonho de viajar de motorhome, mas ainda não possui nenhum conhecimento ou experiência neste tipo de viagem. Confira!


1. Verifique a documentação

A primeira dica para quem deseja viajar de motorhome pela primeira vez é verificar toda a documentação necessária. Os principais documentos são passaporte, habilitação e a apólice do seguro de viagem.


É muito importante que a documentação seja vista em primeiro lugar, pois, caso seja necessário retirar o passaporte ou atualizá-lo, regularizar a habilitação e pesquisar o melhor seguro de viagem, você terá tempo para resolver essas questões e preparar-se para a viagem, visto que a emissão de alguns desses documentos pode demorar.


Caso você ainda não disponha do passaporte, esse documento é emitido pela Polícia Federal. Sendo assim, basta entrar em contato com a unidade mais próxima para informar-se sobre a documentação necessária e os procedimentos para a retirada do passaporte.

Sobre a PID (Permissão Internacional para Dirigir) é importante lembrar que você não precisa disso para dirigir um motorhome pelos EUA. Portanto, verifique se no país que você está visitando existe a necessidade deste documento. Para retirá-lo, procure a unidade do Detran que emitiu a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e solicite a PID. Caso você já a possua, não esqueça que ela vence no mesmo período que a sua CNH e, portanto, deve ser renovada.


Por fim, quanto ao seguro de viagem, também é necessário pesquisar com antecedência para garantir o melhor valor pela melhor cobertura. A contratação desse serviço é de suma importância para quem deseja viajar para o exterior, visto que diversos países não contam com serviço público de saúde.


2. Pesquise sobre o local

Não basta selecionar o local a ser visitado apenas considerando os pontos turísticos que ele apresenta. É fundamental conhecer um pouco da cultura, culinária, informações sobre segurança, moeda, custo de vida e o clima.

Conhecer um pouco da cultura local possibilitará que você não passe por situações constrangedoras ao viajar. Saber previamente sobre a culinária ajudará você a preparar-se caso alguém do seu grupo tenha alguma restrição alimentar.


O quesito segurança é outro ponto importante, pois, como você estará viajando de motorhome, é interessante saber quais regiões são seguras para estacionar o veículo, por exemplo. Já quanto a moeda e o custo de vida, elas são informações essenciais para planejar a viagem e não ficar no vermelho.


É importante também avaliar o clima local referente a cada estação do ano. Há estações que proporcionam vislumbrar pontos turísticos e atrações específicas enquanto em outras estações não é possível. Além disso, em locais muito quentes ou frios é interessante buscar estações em que o clima esteja mais ameno.


3. Planeje o roteiro

Por fim, é fundamental que você planeje o roteiro de viagens. Para isso, você pode contar com a equipe da Motorhome Califórnia para preparar o melhor roteiro. Somos especialistas em criar roteiros baseados nos seus gostos, na sua personalidade e nos lugares que mais gostaria de visitar.


Além disso, também listamos os melhores campings, os melhores veículos para as suas necessidades e uma lista com os principais pontos turísticos presentes na rota escolhida.

É importante considerar a capacidade de bateria do motorhome e o tamanho do reservatório de água para saber se é possível manter-se abastecido de energia elétrica e água entre uma parada e outra.


Para você ter uma noção, um reservatório de água de 500 litros dura em torno de uma semana dividido entre duas pessoas se ambos souberem economizar. Há motorhomes com reservatórios que vão desde 120 até 500 litros de água.


Quanto à energia elétrica, ela pode durar em torno de duas horas se não estiver ligada à tomada de algum camping ou posto de gasolina. Há também os motorhomes autônomos, que são aqueles que geram energia própria por meio de placas solares ou gerador a combustível.

Desse modo, verifique o modelo de motorhome que melhor atenda às suas necessidades e planeje o trajeto de acordo com a capacidade do veículo.


Os principais benefícios de viajar de motorhome

Viajar de motorhome garante principalmente dois benefícios: liberdade e economia. Em relação ao primeiro, você poderá se hospedar em diferentes cidades de uma mesma região e conhecer muito mais pontos turísticos e atrações do que se estivesse hospedado em uma única cidade em um hotel específico. Além disso, você tem total liberdade de modificar o roteiro de viagem, para curtir mais os locais que mais gostou.


Já em relação ao aspecto econômico, os motorhomes são modalidades mais econômicas de hospedagem e, além disso, garantem todo o conforto. Outro ponto que garante economia é que o motorhome dispõe de cozinha completa, de modo que você gastará menos em restaurantes e poderá fazer sua própria comida.


Concluindo

Viajar de motorhome não é algo difícil se você estiver com as informações certas e um bom planejamento.

Planejar o roteiro de viagem será uma experiência extremamente prazerosa e libertadora. E então, o que você está esperando para realizar a sua primeira viagem de motorhome?


0 comentário