Motorhome em Yellowstone: como aproveitar o melhor do lugar

Dentre os diversos parques nacionais dos Estados Unidos da América, o Yellowstone National Park é um que se destaca pela beleza de sua biodiversidade e por sua geografia única. Situado na cratera de um super vulcão ainda ativo, este parque apresenta uma variedade de piscinas termais multicoloridas e a maior concentração de gêiseres do mundo.

 

Contudo, trata-se de um parque muito extenso, e, nesse sentido, entendemos que realizar uma viagem de motorhome em Yellowstone se configura como o passeio ideal para os entusiastas deste tipo de viagem.

Entendendo esse apelo único do parque, nós da Motorhome Califórnia buscamos elaborar uma breve introdução para atiçar o nosso leitor a realizar essa jornada fantástica. Aqui apontaremos as melhores maneiras de realizar-se um passeio de motorhome em Yellowstone.

 

As vantagens do motorhome

Já pensou em unir toda a comodidade de um hotel, com o contato com a natureza do acampamento? Que tal ainda possuir a mobilidade de um carro?

 

Parece um sonho né, contudo, é apenas a realidade de quem viaja com “motorhome”, ou como são conhecidos aqui no Brasil, em RVs. Trata-se de um veículo amplamente utilizado em viagens no Canadá e nos EUA.

 

Para compreendermos esse veículo, basta que tragamos nosso olhar para o próprio nome “motorhome”, uma palavra que combina “motor”, significando “motor” em inglês, com “home”. Esse é um nome que possui alto poder de explicação sobre as funcionalidades do veículo, demonstrando perfeitamente como ele é resultado da união entre a mobilidade dos automóveis, com todo o conforto de uma casa.

 

Nesse sentido, podemos compreender os RVs como veículos projetados para oferecer o maior conforto em viagens longas. Até mesmo em seus modelos mais simples, os motorhomes de tamanho médio contam com camas para dormir, banheiros completos e uma cozinha plenamente funcional, comportando eletrodomésticos como geladeiras, fogões e até micro-ondas.

Yellowstone National Park

Assim, com as vantagens do motorhome devidamente introduzidas, adentramos no objeto do presente texto, o Yellowstone National Park. Diferentemente de outros parques nacionais dos Estados Unidos, uma visita ao Yellowstone necessita de um pouco de planejamento. Como o Yellowstone é um parque muito grande, torna-se fácil desperdiçar tempo lá dentro, portanto, o planejamento prévio é o melhor aliado de quem quer conhecer essa maravilhosa atração.

Uma vez dito isso, podemos versar sobre o parque propriamente dito. Iniciamos pela história do local, que se configura como o parque nacional mais antigo dos Estados Unidos da América, fundado em 1872. Trata-se um local cuja própria existência é um símbolo de grande importância para a história da preservação ambiental no país, fruto de muita luta e que abriu o caminho para a continuidade das disputas pelo meio ambiente vividas nos Estados Unidos.

 

Além de sua importância histórica, o parque também se destaca por sua ampla biodiversidade e de sua geografia. Yellowstone é um local único, pois está localizado no interior da caldeira de um dos maiores super vulcões ainda ativos no planeta. Mas não se assuste, pois apesar desse vulcão continuar em atividade, o parque é um ambiente perfeitamente seguro de visitar-se, uma vez que sua última erupção de lava ocorreu há 640.000 anos atrás.

 

Hoje em dia, essas atividades vulcânicas se manifestam apenas sob a forma dos famosos gêiseres e das múltiplas piscinas termais coloridas que adornam Yellowstone. Caso esteja preparando sua viagem, recomendamos que destine uma parcela de tempo para observar esses fenômenos naturais. No caso particular dos gêiseres, essas nascentes entram em erupção com tal regularidade que é possível planejar sua visita seguindo as previsões de erupções. Recomendamos particularmente a visita para o famoso Old Faithful, o gêiser mais previsível do parque.

Relativo a biodiversidade do local, não é incomum visitantes do parque Yellowstone se depararem com os belíssimos animais que vivem no local. Esses encontros são comuns, pois Yellowstone se configura como o local com a maior concentração de bisões, ursos e alces em solo estadunidense.

Uma vez dentro do parque, o deslocamento é extremamente fácil. Isso ocorre devido ao fato de que cerca de 99% das estradas em Yellowstone são otimizadas para o uso de RV’s, possuindo paradas em pontos estratégicos para tirar fotos das atrações naturais e dos animais.

 
 

Onde acampar?

Existem muitos campings próximos aos parques nacionais dos Estados Unidos da América, e a grande maioria se configura como um local adequado para um motorhome. Contudo, caso nosso leitor esteja procurando realizar uma viagem mais confortável, recomendamos que o leitor procure atentamente por campings que sejam full-hookups.

 

Tratam-se de espaços destinados para motorhomes, possuindo um ponto de energia, água e esgoto. Nesse sentido, é possível manter todo o contato com a natureza, mas com todo o conforto de um hotel.

 

Qual a melhor estação para se visitar o Yellowstone National Park?

Assim, adentramos na parte final do presente texto, onde discorrermos sobre a questão de qual é a melhor estação para realizar uma visita a esse belíssimo parque?

 

Acreditamos que as melhores estações para realizar-se uma visita para Yellowstone são o verão e o inverno, e apontamos que as duas estações se destacam por oferecerem experiências completamente diferentes para os visitantes.

 

Yellowstone é belíssimo no verão. Contudo, faz-se necessário apontar que os meses de julho e agosto são os mais lotados do ano – lembre-se que, como os Estados Unidos se encontram no hemisfério norte, suas estações ocorrem nos meses inversos às nossas – resultando em filas, trânsito e aumento no preço dos hotéis e passeios.

 

O inverno, por sua vez, configura-se como uma excelente opção devido ao fato do parque ficar coberto de neve durante essa estação. Imagine o espetáculo único resultante do belo contraste entre o branco da neve com as cores caleidoscópicas das piscinas vulcânicas com as explosões dos gêiseres. Contudo, a neve acaba constrangendo o deslocamento dentro do parque, e se torna necessário realizar essa exploração por meio de tours de veículos de neve ou snowmobiles contratados em West Yellowstone.

 

Visitar Yellowstone no outono e na primavera é perfeitamente possível, mas não é o ideal. Desaconselhamos essa visita por um motivo climático, essas estações são conhecidas como as estações molhadas do parque, resultando em um grande aumento da quantidade de lama nas trilhas.

Se agora você está com vontade de conhecer Yellowstone, todas as belezas naturais, a fauna e a flora do parque, fale com a nossa equipe! Teremos o maior prazer em criar um roteiro personalizado, levando em conta seus gostos, locais favoritos e pontos turísticos que deseja conhecer.

Outros posts