Economizar dinheiro na viagem: confira dicas simples para não gastar mais do que o planejado!


economizar dinheiro na viagem

Você não espera a hora de realizar a sua viagem, visitar atrações turísticas, conhecer uma gastronomia diferente e quem sabe até “pegar uma corzinha”, não é mesmo? Mas você sabe fazer isso tendo controle dos seus gastos para que consiga economizar dinheiro na viagem? Caso não, veja abaixo como fazer isso e as dicas recomendadas para suas economias durante a viagem.


Preparação para a viagem

Para muitos, viajar é só pegar as malas e escolher o destino, mas quem quer e gosta de aproveitar e economizar precisa primeiro passar por algumas etapas que podem ajudar muito na hora do planejamento e decisão do seu roteiro de viagem.

Para começar, o passo mais importante antes do planejamento é definir o quanto você pode reservar mensalmente para sua viagem. Não adianta sair gastando sem controle e ficar apertado no fim do mês, não é mesmo?

Organizar sua vida financeira é, e sempre será, um fator decisivo em sua vida. Planejar-se para reduzir os custos ou ter uma mudança de hábito por alguns meses antes de decidir seu destino pode te dar mais opções e aumentar seu capital financeiro para realizar a viagem dos sonhos, além de poder viajar sem preocupações.

Muitos não conseguem se controlar com gastos e precisam lidar com situações difíceis por conta das dívidas, que sempre estão aumentando. Estabelecer limites de gastos diários pode te ajudar bastante, e uma boa opção para reter os gastos é contratar cartões de crédito pré-pagos que diminuem o risco de você se endividar.


Como se planejar para a sua viagem

Depois de definir sua renda máxima para a viagem, é muito importante pesquisar preços de passagens, local de estadia, locais que irá visitar, entre outros. Confira as nossas dicas para economizar dinheiro na viagem!

Passagens

Uma boa parte dos gastos pode ir para as passagens aéreas e rodoviárias. Mas não precisa se preocupar! Uma boa notícia é que existem muitas opções para baratear esse processo. Você pode recorrer a:

Programa de Milhas: é um programa já muito conhecido. A maior vantagem do programa é utilizá-lo em passagens de maior valor. Dessa forma, o gasto será menor.

Vale lembrar que, caso você tenha milhas para vencer e não possa utilizá-las, há sites de compra e venda de milhas, assim você não sairá no prejuízo.

Programas de Fidelidade: Diversas empresas oferecem programas de fidelidade a clientes que viajam com frequência. Algumas até devolvem parte do dinheiro para realizar mais e mais viagens. Pesquise sobre esses programas e aproveite!

Compras coletivas: Para quem viaja com a família ou grupos grandes de pessoas, compras coletivas podem oferecer ótimos descontos na hora de realizar passeios e viagens planejadas.

Participar desses programas pode garantir um roteiro de viagem interessante e em conta, além de boas companhias!


Viagens noturnas

As viagens noturnas possuem passagens mais econômicas e, caso elas sejam longas, você acaba economizando uma diária no hotel.


Pesquise atrações gratuitas

Diversos locais no mundo possuem entradas gratuitas. Fique atento para pesquisar antes de ir para ter certeza dos dias em que a entrada é liberada e seus horários para não se atrapalhar no seu roteiro.


Consulte os melhores campings para as suas necessidades

Ao procurar os campings para pernoitar com o seu motorhome, pense bem no tempo que ficará no local e a necessidade de estrutura. Por exemplo, não adianta muito o camping ter uma série de benefícios, se você vai ficar pouco tempo nele. Além disso, algumas redes de lojas e supermercados permitem o pernoite nos estacionamentos.


Faça lanches antes de ir ao aeroporto e em locais de embarque

Sabemos muito bem que as delícias do aeroporto e locais de embarque têm um valor mais alto do que outras lojas de conveniência e, se deixarmos para realizar um lanche de última, vamos gastar mais do que o planejado. Portanto, pegue um tempo em sua casa ou no motorhome mesmo, para preparar o lanche, assim você economiza com certeza.


Use o transporte público local

Em locais que não for possível transitar com o motorhome dentro das cidades, utilize ônibus e metrôs do próprio local para evitar custos com táxis. Mesmo que cada viagem de táxi tenha um custo baixo, quando somadas irão ter um custo mais alto do que o esperado. Aposte no transporte público local para assim utilizar boa parte do seu dinheiro para lazer e estadia, por exemplo.

Já vá preparado para a viagem e pesquise anteriormente locais que queira visitar, como chegar da sua estadia até a praia, mercados próximos, bancos, e assim por diante. Além de ficar ciente dos valores em cada local.


Planejamento gastronômico – faça comida em casa

Tenha equilíbrio entre comer em restaurantes, fazer sua própria comida. Opte por comer em feiras e barraquinhas de rua, além de restaurantes típicos dos locais.


Coma longe de atrações turísticas

Pode ter certeza de que próximo às atrações turísticas as delícias gastronômicas estarão bem mais caras do que em locais que estão a algumas quadras de distância. Caso você reserve dinheiro para comer próximo às atrações, não terá problemas, mas, caso queira se alimentar em locais com o custo menor, aposte em ir um pouco mais longe.


Viagens fora de temporada

Aproveite os períodos com baixa demanda e marque a data da sua viagem. Você pode obter descontos de até 50% do valor que seria normalmente cobrado em períodos como férias e fim de ano.


Como comprar moedas estrangeiras

Fique ligado e monitorando os valores do câmbio, caso você viaje para fora do país. Evite comprar moeda estrangeira se estiver próximo à data da sua viagem e sim comprar aos poucos e com o preço em baixa. Você também pode apenas converter a moeda local antes de sair do país.

Lembrando que o valor em aeroportos é mais caro, portanto, planeje-se nesse aspecto também.


Anote gastos

Anote os seus gastos separados por temas, como: transporte, comida, passagem, lazer, passeios, lembrancinhas, presentes...

Assim você terá tudo sob controle e poderá aproveitar a sua viagem sem preocupações!


Conclusão

Depois de diversas dicas e recomendações de como economizar dinheiro na viagem, você vai sentir mais segurança, confiança e preparo para realizar viagens.

Fazer uma breve pesquisa antes de ir ao seu destino é essencial para ter uma noção básica dos gastos que terá, tais como local da estadia, alimentação do dia a dia e em lugares para visitar, transporte público ou táxis, passagens, entre outros.


0 comentário