Aluguel de motorhome: respondemos as principais dúvidas dos nossos clientes



Viajar pelos EUA e Canadá podendo vislumbrar algumas das paisagens mais lindas do mundo, dentro de um motorhome com todo o conforto é o sonho de muita gente. E é natural que na primeira vez que se decide alugar um motorhome surjam dúvidas e questionamentos.

Juntamos toda a nossa experiência atendendo os clientes nesses anos em que estamos na ativa e criamos um artigo bem completo que certamente irá tirar todas as suas dúvidas e garantir uma viagem mais tranquila. Boa leitura!


Como saber o melhor roteiro?


Logo ao fechar o contrato com a Motorhome California, nós analisamos todas as rotas possíveis e oferecemos uma lista completa de destinos e pontos turísticos. Somos uma agência especializada em viagens de motorhome e oferecemos uma assessoria completa para sua viagem, com sugestões de campings, melhores locais para pernoitar, entre outras dicas. Enfim, criamos tudo personalizado especialmente para você.


Além disso, oferecemos um tour book completo com diversos roteiros sugeridos, em que podem ser encontradas dicas sobre o número de dias ideais em cada destino e o quanto é preciso dirigir. Também temos diversas sugestões sobre alguns aplicativos com mapas para ver todas as opções de camping disponíveis.


Qual habilitação precisa?


Para dirigir um motorhome, é necessário ser maior de 21 anos e com categoria B dentro da validade. Desde que dentro dos pré-requisitos, é possível revezar a direção com até 7 condutores sem custo adicional no aluguel. Para isso, todos os condutores, o principal e os adicionais, devem estar presentes no momento do check in.


Onde é possível pernoitar?


Os lugares mais recomendados para pernoite são os campgrounds, que possuem as melhores infraestruturas para os motorhomes. Temos vários aplicativos para indicar.

Além disso você pode pernoitar fora dos campings, desde que tome cuidado com a legislação e as placas de trânsito, por exemplo em uma rede Walmart ou Target.


Como pagar os pedágios eletrônicos


Ao alugar o motorhome, recomendamos entrar nos sites das concessionárias que administram as estradas que estarão na sua rota. Assim, é possível cadastrar o cartão de crédito e a placa do veículo para que a cobrança seja feita diretamente no cartão.

Pois, caso esse cadastro não seja feito, é preciso pagar uma taxa de evasão (que não é multa), e será enviada pelo correio via boleto.


O app “The Toll Road” ajuda em todas essas questões relativas a pedágio, baixe no celular e tenha menos preocupações.


Como funcionam os campings ou campgrounds?


São locais indicados para o pernoite do motorhome. Alguns são equipados com verdadeiras estruturas de resort, com: piscina, lavanderia, wi fi, loja de conveniência, banheiros, entre outras facilidades. Além disso, no camping você pode fazer os descartes dos tanques de esgoto do motorhome e reabastecer a água.

Em épocas de temporada e nos parques nacionais, o ideal é fazer as reservas nos campings de forma antecipada.


Como fazer a limpeza do motorhome?


É possível fazer o descarte de dejetos nos campings e também em postos de gasolina nas estradas, o ideal é consultar o vídeo que enviamos para saber exatamente quais são os pontos com os locais chamados de “dump station”. O descarte é feito por uma mangueira sanfonada e a única tarefa é rosquear a mangueira na saída do tanque e na entrada da fossa. No vídeo, também é possível conferir todas as dicas de como fazer esse procedimento, bem como muitas outras sobre a limpeza do veículo.


É possível atravessar a fronteira entre Canadá e EUA?


Sim, desde que tenha o visto de entrada via terrestre para os dois países. Também é importante lembrar que o motorhome deve ser devolvido no mesmo país em que foi retirado. Como o seguro dos veículos é exclusivo para o Canadá e EUA, atravessar a fronteira com o México requer que você consulte a locadora para ver se é permitido.


É possível alugar cadeirinha para crianças?


Nós não temos as cadeirinhas para fornecer, mas os carros são totalmente compatíveis e com os cintos de segurança necessários. Assim, é possível levar a própria ou comprar em algum supermercado para utilizar nos veículos.


É possível viajar durante épocas de neve?


Sim, mas é um pouco mais difícil e menos cômodo do que no verão. Para começar, os veículos não são 4x4 e não é permitido colocar correntes nos pneus. Assim, é necessário que as estradas estejam limpas para continuar a trafegar. Além disso, os motorhomes passam por um processo diferenciado conhecido como “winterization” e nele, toda a água é retirada do veículo, o que impossibilita o uso de chuveiros e pias. O vaso sanitário pode ser utilizado, desde que o líquido anticongelante seja aplicado a cada uso.


Motorhome na ilha de Manhattan?


A lei não permite trafegar com veículos equipados com tanque de gás na ilha de Manhattan. Porém, nos demais bairros é possível transitar, inclusive, em Long Island existem 5 campings.


E em San Francisco?


Sim, em San Francisco, como em outras grandes cidades, é possível viajar com o seu motorhome. O ideal é estacionar o seu veículo próximo do transporte público para poder curtir a viagem sem se preocupar com estacionamentos.


Só é permitido pernoitar nos campings?


Não! Graças à estrutura dos motorhomes que faz com que sejam autossuficientes em gás, energia e água, é possível pernoitar em áreas de camping livre/remoto (sem infraestrutura). Além disso, alguns hipermercados permitem o pernoite. Nossa recomendação é conversar com o gerente do local sobre a possibilidade. E quando se instalar, buscar ficar próximo de outros motorhomes e trailers.

Além disso é preciso tomar cuidado com a legislação e leis de trânsito de cada cidade visitada.


E qual o seguro incluso no veículo?


A cobertura do seguro que oferecemos é total (para veículos e terceiros) e não serão oferecidos seguros adicionais no momento da retirada. A franquia regular é de U$D 1500 e oferecemos localmente um plano diário que isenta a franquia em caso de sinistro, o Zero Deductible Plan. Nesse plano, a cobrança é de U$D 11,95 por dia mais impostos locais e é limitada a U$D 358,50 por locação. O Zero Deductible Plan não é obrigatório, mas oferece mais tranquilidade durante as férias. Pode ser contratado diretamente na retirada do veículo na loja.


Como é dormir em um motorhome?


É como dormir em uma casa completa, com cama, cozinha e banheiro. E é muito prático, pois você não precisa fazer e desfazer as malas a cada destino. Outra grande vantagem é poder estacionar ao lado das atrações que deseja ver, além de acordar e ver paisagens cada vez mais incríveis pelas janelas. Enfim, é uma experiência única.


Pode levar o pet?


Claro! Como são membros da família, os pets não podem ficar de fora de uma das melhores experiência de viagem que você terá.

Logo ao ver o veículo vai ser possível perceber que eles são mais do que bem vindos, pois fotos de bichinhos ficam estampadas em todos os nossos motorhomes.


Como funcionam os horários dos motorhomes?


Você pode retirar o motorhome de segunda a sábado (exceto feriados) das 13h às 16h. E para devolver, das 9h às 11h, nos mesmos dias da retirada.


Porém, caso prefira devolver mais tarde ou retirar mais cedo, é possível contratar o pacote Early Bird Departure Specials, com ele, é possível retirar o veículo a partir das 9h e devolvê-lo até às 15h. O pacote também dá direito ao transfer in e transfer out.


Como funciona a retirada do motorhome?


No quesito burocracia, o processo de retirada é bem parecido com a locação de um automóvel, mas com algumas diferenças que precisam de atenção, como: voucher, habilitação categoria B, cartão de crédito de bandeira internacional para caução e assinatura do contrato. O processo todo leva em torno de 1 a 3 horas e é preciso assistir um vídeo informativo de 30 minutos (que também está disponível no app e nós podemos enviar para você na versão em português), depois, o grupo realiza um tour pelo veículo para ver todos os detalhes e possíveis ajustes no motorhome selecionado (consulte o serviço de tradução simultânea via PocketTalk em todas as lojas).


Após esses processos, é possível transferir seus pertences para o veículo ou, em algumas épocas do ano, é preciso aguardar a sua vez na lista de espera. O ideal é ligar no dia anterior para informar o horário que pretende fazer a retirada do motorhome para não ter transtornos.


O que é a taxa ambiental e por que tenho que pagá-la?


Localmente, para que sejam feitos de forma adequada os descartes de insumos como óleos, pneus e demais materiais, é feita uma cobrança adicional pelo período de locação, que custa U$D 7,00 e é cobrada uma única vez. Ela serve para minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo uso do motorhome.


O Kit Pessoal e o do Veículo são obrigatórios?


Não. Mas recomendamos principalmente para os clientes de primeira viagem. Pois os itens evitam gastos desnecessários e também economizam tempo. Assim, é possível aproveitar ainda mais a sua viagem.

Além disso, também há a opção de comprar os kits em lojas como: Walmart, Target, Dollar Tree ou qualquer loja de sua preferência.


O tanque de gasolina do motorhome já vem cheio?


Depende. O tanque de gasolina pode vir cheio ou com gasolina suficiente para ir até o próximo posto de gasolina. Mas não se preocupe, você só precisa devolver o motorhome com a mesma quantidade de combustível do momento da retirada.


O tanque de gás propano já vem cheio?


Sim, o tanque fica cheio e precisa ser conferido pelo cliente no momento da retirada e deverá ser devolvido no mesmo nível. É possível fazer um pré-pagamento de um tanque de propano para a devolução e o cliente pode abastecer em lojas especializadas durante a viagem.


Quais outros tanques estão presentes no motorhome?


Além do tanque de propano, o motorhome tem mais três: tanque de água limpa, água cinza e água negra. O tanque de água cinza é onde fica armazenada a água da saída de pias e do chuveiro. O tanque de água negra é onde fica armazenada a água que sai do vaso sanitário.

No momento da devolução, os tanques de água cinza e negra devem estar vazios.


A caução pode ser paga em dinheiro?


Não! O pagamento da caução precisa ser feito via cartão de crédito internacional de bandeiras globais, no nome do motorista principal da locação. É importante lembrar que não nos responsabilizamos pelo uso e cobranças adicionais realizadas por cartões de débito que possam ter a função crédito apenas no exterior.


A caução também pode ser paga no nome de outra pessoa, desde que ela esteja presente no momento da retirada e tenha o nome no contrato de locação.


Se eu não gastar todas as milhas que comprei eu recebo o dinheiro de volta?


Não. O pacote de milhas precisa ser utilizado no mercado internacional, é adquirido conforme o roteiro pretendido.


Se eu não alugar a diária pré-paga do gerador no Brasil posso alugar na loja na hora?


Como a diária do gerador é exclusividade do mercado internacional, não é possível alugar na loja. Localmente, o uso do gerador tem um custo adicional de U$D 5,00 por hora.


É possível parar no campground somente para abastecer de água e retirar os resíduos?


Sim, é possível parar nos campings apenas para abastecer água e retirar resíduos. Porém, podem ser cobradas taxas para realizar esse serviço.


Qual a capacidade de bagagens que o motorhome permite?


Nos modelos C25 e C30, que têm o maior bagageiro, é possível colocar entre 10 e 14 malas, além de outros itens menores. Já os modelos T17 e C19 não possuem bagageiros, por isso, as malas precisam ir dentro do motorhome ou na cabine.


É preciso devolver o motorhome limpo?


Sujeiras externas são esperadas, então, caso sejam entregues limpos por dentro e sujos por fora, não há problema algum. Porém, caso os tanques de água cinza e negra não forem descartados e/ou caso haja muita sujeira internamente, uma taxa de limpeza é cobrada.


A Motorhome Califórnia faz a reserva do camping?


Não. A reserva dos campings é de responsabilidade do cliente. Mas passamos algumas indicações.


O que devo observar antes de retirar o motorhome da loja?


Antes de retirar o motorhome, faça uma verificação completa, com um checklist:

  • Ver se todos os itens adicionais estão presentes;

  • mangueira de água e dos tanques;

  • adaptadores de tomada para o gerador;

  • se a limpeza interna foi realizada;

  • fechaduras funcionando corretamente;

  • níveis de combustível e propano;

  • qualquer avaria pré-existente.


Esperamos que esse FAQ tenha acabado com todas as suas dúvidas a respeito do aluguel de um motorhome. Foi construído com muito carinho baseado nas questões que tivemos dos clientes ao longo dos anos.


Caso tenha qualquer dúvida que não está aqui no artigo, por favor, deixe nos comentários. Até a próxima!

Receba nosso “alô!” para inspirar uma das melhores trips da sua vida.

Brasil

+55 (11)    4780-3920

+55 (11) 9.4495-6291 ( WhatsApp )

Rua Inácio Pereira da Rocha, 494 Vila Madalena - São Paulo - SP
05432-011

Califórnia

+1 (858) 924-8535

3952 Clairemont Mesa Blvd # Suite A
San Diego - California
92117

ENTRE EM CONTATO

Powered by 

Desenvolvido por GoSIM - 2018